Emprego

5 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre O Seguro Desemprego

Você pode até conhecer o benefício chamado Seguro Desemprego, mas pode não saber muito bem como ele funciona e quais são os seus direitos. Preparamos 5 fatos para te deixar melhor informado.

1 – O QUE É O SEGURO DESEMPREGO? É um auxílio dado aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, é importante saber que para receber esse benefício você não pode ter nenhuma outra fonte de renda comprovada.

2 – QUAL O VALOR RECEBIDO NO SEGURO DESEMPREGO?  O teto máximo é definido de acordo com 3 faixas salariais, e o piso desse benefício é de 998,00 R$ que é o salário mínimo.

3 – QUEM TEM O DIREITO AO SEGURO? Primeiro que, para ter direito ao benefício você deve ter trabalhado pelo menos 12 meses de carteira assinada.

4 – QUAL O PRAZO PARA SOLICITAR O SEGURO DESEMPREGO? Para não perder o benefício você deve solicitar o auxílio em até 120 dias após sua demissão, e para os empregados domésticos devem solicitá-lo em até 90 dias.

5 –  COMO USAR O SEGURO DESEMPREGO? A questão principal é que a pessoa use o benefício para sustentar seus gastos domésticos e mais necessários pessoal e de seus familiares.

Leve em consideração as contas que não podem ser deixados para trás e também que alguns bens podem ser vendidos e o desemprego deve buscar formas de ganhar dinheiro extra nesse período até que encontre um novo trabalho.

Outra coisa é que por se tratar de um benefício trabalhista, o consumidor e trabalhador deve solicitar o benefício o quanto antes, já que pode haver demora no pagamento ou complicações na hora de conseguir informações.

Comente aqui