DicasSaúde

Benefícios da batata doce para a saúde

Há muitos alimentos que são muito benéficos para a nossa saúde e que possuem custo baixo, sendo então alimentos em potencial para serem incluídos nas suas refeições. A batata doce possui inúmeros benefícios para a saúde e sem dúvidas depois de ler esse artigo ela estará inclusa no seu dia-a-dia.

A batata doce é uma variação de batatas é atualmente a 4° hortaliça mais consumida no mundo. Ela tem seu maior cultivo na Ásia e África, porem a maior parte está concentrada na china onde produzem cerca de 100 mil toneladas por ano.

A batata doce tem estado famosa ultimamente, isso porque ela tem estado na lista principal de alimentos das pessoas que fazem musculação pois ela é uma grande fonte de energia e carboidratos. Além disso a batata possui benefícios incríveis a saúde e que pode estar fazendo parte da sua dieta.

Contudo vamos para os valores nutritivos da batata doce e quais são seus benefícios para o corpo, afinal produtos que nos proporciona benefícios são muito bem-vindos a nossa vida. Segue a abaixo:  

Variações da batata doce:

  • Batata doce branca- menos calórica, rica em carboidratos e vitaminas
  • Batata doce roxa- rica em carboidratos e vitaminas
  • Batata doce laranja- possui a cor alaranjada em seu interior devido a sua maior quantidade de vitamina A presente nessa batata.
  • Batata roxa (também roxa por dentro) – possui maior quantidade de antioxidante que as demais batatas.

Propriedades da batata doce:

A batata doce possui inúmeras propriedades, sendo elas:

  • Possui vitamina A que possui propriedades anti-inflamatória e que está sempre associada a saúde da pele e da visão.

Possui vitamina C que é responsável por eliminar as toxinas do fígado, tem participação na absorção de ferro e produção de colágeno.

Vitamina E possui propriedades anti-inflamatória e ajuda a controlar o mal do colesterol.

  • É fonte de carboidrato complexo
  • Possui baixo índice glicêmico, isso porque sua absorção é mais lenta, evitando então picos de insulina.
  • Algumas espécies de batata doce ainda podem conter altos níveis de antocianinas que possui ação antioxidante.

Benefícios para a saúde:

Ajuda a perder peso

A batata doce possui muitas fibras e carboidratos, além disso ajuda a reduzir os níveis de açúcar. Com isso ela colabora em secar gorduras localizadas na região do abdômen. Pode muito bem substituir o pão, arroz ou massas.

Ajuda a ganhar peso

Pode ajudar quem deseja ganhar massa muscular, dependo da receita que utilizar a batata doce, por exemplo ela combinada com frango tem virado moda para as pessoas que frequentam as academias pois a combinação é excelente para se ganhar massa corporal.

Antioxidante

As batatas doces possuem uma alta quantidade de antioxidantes, no entanto a batata roxa tanto em seu exterior como interior, contém ainda mais antioxidantes sendo então uma boa opção, pois a ação antioxidante é essencial para proteger dos radicais livres que oxidam as células sadias do organismo.

Auxiliar na saúde da pele

A batata doce é rica em vitamina A e C o que ajuda na produção de colágeno no organismo, contudo seus benefícios não se limitam somente no consumo da batata, pois ela também pode ser utilizada para passar no rosto para remover oleosidade, hidratar, remover olheiras e ainda prevenir o envelhecimento precoce.

Para utiliza-la você estar amassando e acrescentando um pouco de iogurte o que fará uma pasta muito boa para aplicar no rosto, massageie de dentro para fora com movimentos circulares e depois de 15 minutos lave com bastante agua. 

Regula os níveis de açúcar no sangue

Como dito anteriormente a batata doce possui baixo índice glicêmico o que pode ser muito interessante para pessoas que tem diabetes, pois ainda a batata doce possui inúmeros benefícios e pode ser consumida normalmente por pessoas com diabetes do tipo 2.

Previne o câncer

Alguns estudos feitos com a batata doce, aponta que o consumo do beta caroteno (rico na batata doce) em homens jovens pode prevenir o câncer de próstata, e também em câncer de colo e do útero. A mais concentrada em beta caroteno é a batata laranja onde contem mais vitamina A em sua composição, essa vitamina é percursora do beta caroteno o que dá a cor laranja no alimento, assim como a cenoura.

Controla o estresse

A batata doce possui um minério chamado magnésio, que colabora com o relaxamento do corpo e ajuda no bom humor. Além disso auxilia na saúde das artéria, ossos e músculos então é uma boa opção para que esta sofrendo com estresse derivado de ansiedade.

Beneficia o coração

Rica em vitamina B6, a batata doce contribui com a diminuição de homocisteína um aminoácido que em altas quantidades pode nos deixar propensos a doenças degenerativas vasculares como o infarto. Além disso o potássio que a batata doce possui ainda colabora com redução da pressão arterial, mantendo o equilíbrio dos fluidos que ajuda a manter os batimentos cardíacos.

Receitas para consumo:

A melhor maneira de aproveitar os benefícios da batata doce é fazendo-a assada ou cozida. Nestes casos veja algumas receitas super fáceis de fazer:

Batata doce assada com orégano

Pique a batata doce em rodelas finas ou em palitos, depois regue com azeite e salpique orégano a gosto, coloque no forno pré-aquecido e deixe por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem levemente douradas. Pode servir muito bem como um aperitivo saudável para comer no lanche da tarde.

Batata doce cozida

Coloque a batata doce para cozinhar com a casca e acrescente agua até cobri-la por completo deixe por aproximadamente de 8 a 15 minutos na panela de pressão. Depois de cozida basta acrescenta-la no seu prato seja com frango, carne bovina e tempere com sal e salsa. A agua da batata que foi cozida pode ser utilizada para o preparo de sopas pois contém muitas propriedades que deixaram a batata durante o cozimento.

Enfim esses foram os benefícios que a batata doce pode te oferecer a sua saúde, não deixa de acrescenta-la no seu cardápio pois dessa forma você consegue prevenir e tratar alguns problemas que podem ocorrer na sua saúde. Não deixe de comentar se gostou e dar sugestão de novos artigos que deseja ver, aproveite para ler também.

(Visited 42 times, 1 visits today)

Comente aqui