Dicas

Benefícios do chá verde para sua saúde e estética

O chá verde possui excelentes benefícios para a saúde, no entanto ele é somente utilizado para auxiliar na dieta de muitas pessoas que desejam emagrecer. De fato, ele é um ótimo aliado para ajudar a queimar aquelas calorias, no entanto o chá verde possui benefícios que vão além disso, podendo ser um bom amigo da nossa saúde e também da nossa pele e cabelo.

Nesta lista de hoje trarei todos os benefícios que o chá verde proporciona para a saúde e como utiliza-lo no seu dia-a-dia. Afinal quando se trata de saúde é muito importante estarmos ligados a tudo que podemos utilizar a nosso favor, principalmente se o que precisamos é natural e com custo baixo, facilitando ainda mais a nossa vida.

O chá verde é uma erva muito popular na Ásia, sendo muito utilizada pelos chineses. A erva é muito conhecida devido as suas propriedades antioxidantes o que colaborou para a origem popular do seu nome. A planta conhecida como ‘’verde’’ é famosa por não ter sua erva oxidada quando infusão com agua quente, isso porque a quantidade de oxidantes presentes na planta não permite que as folhas tenham oxidação.

Contudo a erva é muito nutritiva para o nosso corpo, além disso ela é muito fácil de ser encontrada, e tem um preço bastante acessível para o bolso. Contudo vamos para as propriedades e benefícios que o chá verde tem para oferecer para a nossa saúde, segue logo abaixo:

Propriedades do chá verde:

Vitamina A – Possui propriedades anti-inflamatórias, além disso a vitamina A é muito associada a saúde dos olhos, traqueia, pele e coração.

Vitaminas do complexo B – o chá verde possui as vitaminas B1 B2 B3.

B1 – essa vitamina é responsável por proteger a pele, como cicatrização e produção de colágeno.

B2 – é antioxidante celular, responsável pela regeneração de tecidos.

B3 – a Niacina (B3) age na regulagem de açúcar no sangue e na metabolização do colesterol e das células.

Vitamina C– elimina as toxinas no fígado, reforço do sistema imunológico e auxiliar na produção de ferro.

Fluoreto – auxilia na remineralização óssea, estudos afirmam que beber o chá contribui com a saúde bucal.  

Rutina – possui propriedades antioxidante e anti-inflamatória, participa na produção de colágeno, absorção de vitamina C, e auxilia na circulação sanguínea.

Vitamine E – o nutriente colabora para combater os radicais livres, sendo mais associado a regeneração da pele e cabelo devido à idade, poluição ou agressão causadas pelo sol.

Vitamina K– atua principalmente na saúde dos ossos e coração, pois ajuda a recuperar o tecido ósseo e a coagulação sanguínea.

Catequina – esse componente inibe a ação dos radicais livres, contribuindo então contra o envelhecimento precoce.

Cafeína – é um estimulante físico e mental, no entanto não é recomendado para pessoas que tenham ansiedade ou agitação.

Flavonoides – reduz o risco de cataratas ocasionadas pelo diabetes, podendo auxiliar na inibição de células de tumor. 

Minerais –a planta possui 6% de minerais em sua composição sendo eles; potássio, cobre, manganês, ácido fólico, zinco e níquel. Juntos esses minerais contribuem para diversos benefícios no nosso corpo.

Além desses benefícios para o corpo o chá verde é muito bom para a pele, principalmente se você tiver a pele oleosa, isto porque o chá verde tem propriedades adstringentes, refrescantes, desintoxicante e atua a nível celular na pele promovendo uma limpeza profunda na pele, contribuindo para o desaparecimento de acnes.

Receita para a pele

Depois de pronto o chá junte as folhas que foram coadas ou abra o saquinho que usou para preparar, misture com uma colher de mel e depois aplique no rosto, deixando em formato de máscara facial, descanse por 20 minutos e depois lave com agua morna.

Você pode estar utilizando o chá pronto e morno e lavando o rosto com ele, enquanto faz movimentos circulares para uma melhor penetração nos poros da pele.

Você pode estar fervendo 300ml de agua e dissolvendo 1 colher de folhas do chá e depois acrescentando ¼ de sabão de glicerina, quando tudo dissolvido é hora de colocar em um recipiente para esfriar, e então você terá um ótimo sabonete líquido de chá verde para lavar a pele oleosa, só não é recomendado para pele seca.

O chá verde no cabelo

O chá também é muito versátil pois pode ser utilizado no cabelo para limpar o couro cabeludo e ainda promover um crescimento saudável para os cabelos. Além disso ele hidrata os cabelos mais secos se utilizado corretamente e reduz a oleosidade de cabelos oleosos.

Para utilizar no cabelo basta preparar o chá normalmente e depois de morno colocar no cabelo recém lavado e ainda molhado, para os casos de cabelo oleoso é recomendado não enxaguar o produto. Já em cabelos mais secos é melhor enxaguar depois de uns 15 minutos.

O chá verde pode ser consumido para ajudar na dieta pois é excelente para queimar gordura, além de ser um potente auxiliar para aumentar o metabolismo. Além disso ele possui cafeína e por esse motivo você terá muito mais energia para enfrentar os exercícios físicos.

É recomendado tomar até duas xicaras por dia e de preferência antes das 18:00 horas pois por conter cafeína pode atrapalhar na hora de dormir.

Lembrando que o chá possui muitos benefícios para auxiliar na sua saúde e nunca é dispensável a procura de um médico especializado pois dessa forma poderá estar utilizando o melhor que a erva tem para oferecer e ainda de olho na sua saúde, que aliás é indispensável e merece sempre toda a sua atenção.

Não deixe experimentar em pôr o chá na sua alimentação, pois muitos dos resultados são significativos depois de algum tempo de uso continuo e é muito importante fazer esse tempo de experiência antes de desistir no meio do caminho.Bom o artigo foi esse e espero que você tenha bons resultados na hora de acrescentar o chá na sua rotina. Não deixe de comentar suas dúvidas ou dar sugestão de artigos.



(Visited 39 times, 1 visits today)

Comente aqui