CarreiraDicasEmprego

Como conseguir lugar no mercado de trabalho

Embora esteja empolgado com as oportunidades que você tem pela frente, conseguir o primeiro emprego ou um novo emprego não é tão fácil como imaginamos. A inexperiência ou a falta de qualificação profissional são fatores decisivos para sua inserção no mercado. Sendo assim, tanto para os que estão iniciando quanto para os que estão tentando uma recolocação não é fácil.  

Mas, não se preocupe, e não tenha medo de começar. Pois selecionamos algumas dicas para saber como começar ou se recolocar no mercado de trabalho. Leia também 4 passos importantes para conseguir abrir seu negócio nos EUA. Assim saberá de algumas estratégias para conseguir o tão sonhado emprego aqui e fora do Brasil.

Como começar

 Procurar emprego é um processo demorado e requer atenção, então, mesmo antes de preparar o seu currículo para entregar as empresas, você precisa montar estratégias que vai te dar resultados. 

Embora possa parecer simples você tem que se organizar para que seus planos alcancem os determinados objetivos e o seu CV seja excelente e muito competitivo conforme seu perfil e a área de atuação que deseja ser efetivado na empresa.

Lista das empresas

Faça uma lista com os nomes das empresas as quais você deseja entregar seu currículo, assim não perderá tempo e não vai leva-lo a erros embaraçosos e correr o risco de mandar para vagas que você não tem nenhum interesse.

 Pesquise detalhadamente quais são as vagas que estão sendo oferecidas por esta empresa. Dessa forma saberá quais as qualificações são exigidas para aquela vaga.  

Experiências e qualificações

Se você não dispõe de experiência e não tem qualificação para aquela atividade e mesmo assim quer enviar seu currículo para concorrer aquele cargo. Porque você acredita que tem capacidade de realizar aquelas atividades.

Mostre suas habilidades

Mostre que possui outras habilidades que podem contribuir e expresse seu interesse para fazer parte do corpo da empresa. Além disso, deixe claro que realizará todas as capacitações necessária para um bom desenvolvimento de suas atividades. A seguir vamos dar dicas para saber montar um bom currículo e conseguir seu emprego.

Como montar um bom Currículo

O seu currículo se resulta na primeira impressão que o empregador terá de você, essa é uma oportunidade que te para demonstrar que é a pessoa certa para preencher esta vaga.

Pela internet você tem alguns sites com modelos de currículos prontos veja em: meus currículos perfeitos

Informações reais

Logo é muito importante ter atenção para não aumentar e nem utilizar itens desnecessários e correr o risco do seu currículo ser descartado.  Certifique-se de incluir somente informações necessárias.

Coloque informações objetivas no início

A baixo as orientações para elaborar uma boa apresentação. Logo no início do documento faça um cabeçalho e nele deve constar seu nome completo, idade, estado civil e é essencial colocar seu telefone, endereço e e-mail para que a empresa possa entrar em contato.

Seu objetivo

Um bom currículo não só depende de ter boas experiência ou qualificação, mais é significativo que seu objetivo seja compatível com o que descreve em seu currículo. Portanto, descreva seu objetivo profissional com poucas palavras e que não passe de uma linha, mencionando o cargo e a área de interesse.

A sua formação acadêmica

Se tem apenas uma formação básica coloque o nome da instituição e o grau de escolaridade, se você possui formação técnica conhecido como curso profissionalizante informe, pois isso mostra que você está se qualificando e se preparando para seu primeiro emprego.

Coloque suas especializações

Agora se você tem formação superior coloque a sua formação a data de início e o término da conclusão do seu curso, habitualmente seus cursos são apresentados por ondem de importância (graduação, especialização, MBA, pós-graduação, mestrado etc.). Em relação aos cursos técnicos só devem ser mencionados se tiver ligação com a vaga pretendida.

Suas experiências profissionais

 Se você não tem experiência profissional, mostre que você está sempre buscando aprendizados e conhecimentos que agreguem o seu currículo como curso de idioma, curso de informática e entre outros, não esqueça de ser verdadeiro e colocar o nível em que se encontra.

E para melhorar seu aprendizado faça trabalhos voluntários, mesmo que seja informal, com isso vai adquirir experiência profissional e habilidades que são fundamentais para o mercado atual. Para os que estão se recolocando no mercado descreva suas experiências profissionais e a sua participação nos trabalhos anteriores e como você contribui para o bom desenvolvimento da empresa em que trabalhou e os objetivos que foram alcançados.

Para garantir que seu currículo esteja excelente.

 O seu currículo não pode passar de no máximo duas páginas, depois de colocar todas as informações necessárias, faça uma correção ortográfica e se atente a estrutura do currículo. Lembre-se não invente informações para impressionar, pois pode ser desmascarada durante a entrevista, seja autêntico e objetivo para que os avaliadores tenham uma boa impressão.

Como visto, elaborar um currículo seja para seu primeiro emprego ou para se recolocar no mercado de trabalho mesmo sem experiência profissional ou sem qualificação, não precisa ser tão complicado, basta seguir nossas dicas.

Então, vá em frente se organize e coloque todas as nossas dicas e estratégias em prática.

(Visited 24 times, 2 visits today)

Comente aqui