curiosidadesGeral

10 Curiosidades sobre o povo Maia, para os amantes de História

civilização maia e curiosidades

A história dos Maias nos traz muitas curiosidades, visto que são um povo que deixou muitos rastros por onde passaram, contudo estarei mostrando neste artigo 10 curiosidades sobre o povo Maia para os amantes de história, que assim como eu que ama esses tipos de assuntos. Portanto não deixe de me acompanhar, e vamos viajar um pouco na história.

Curiosidades sobre o povo Maia

Os maias são conhecidos por ser um dos povos mais brilhantes da história, isto porque eles são famosos por diversas áreas relacionada a medicina, arquitetura e costumes. Portanto se você está lendo esse artigo é porque não morreu no último fim do mundo previsto pelos maias, que estava programado para acontecer no dia 20 de dezembro de 2012 (rsrs), se você passou pelo ‘’fim do mundo ‘’ sem dúvidas deve saber que essa era uma dedução dos maias em um de seus vários calendários.

Os maias é um dos únicos povos que não se extinguiu por completo, portanto eles podem ser vistos alguns de seus descentes vivendo na região da Guatemala e espalhados pela américa central, estimula-se que sejam pelo menos 7 milhões de pessoas que ainda seguem boa parte da cultura maia e preservam alguns costumes.

Contudo, vamos para o que interessa; as 10 curiosidades sobre o povo maia para os amantes de história! Segue abaixo:

Curiosidades sobre o povo Maia:

Veja agora algumas curiosidades incríveis sobre esse povo que nos deixou muito conteúdos para serem aprendidos.

Medicina

Os Maias eram um povo que possuía técnicas de medicina muito avançadas. Sabe-se que eles já faziam uso de analgésicos, suturavam feridas com fios de cabelo e ainda realizavam próteses dentárias. Além disso possuíam um vasto conhecimento de ervas medicinais e dedicavam seu tempo para novas descobertas relacionadas a medicina.  

Astrologia- curiosidades sobre os maias

Outra coisa que deixou os maias bastante famosos é sem dúvidas o fato de serem um povo muito dedicado a astrologia. Tinham um vasto conhecimento sobre essa área e ainda tinham anotado todos os movimentos da lua, do sol e das estrelas. Eles previam também quando ocorreria eclipses e solstícios. Eles tinham esse fascínio pela astrologia, porque acreditavam que os astros eram os deuses que se moviam nos céus e no submundo, portanto viam como fundamental o conhecimento nessa área.  

Arquitetura

As arquiteturas deixadas pelos maias são conhecidas por suas impressionantes estruturas, sendo feitas com o máximo de cuidado e que atendiam com precisão a geometria, posição da sombra que iria produzir e até mesmo algumas construções que se transformavam em instrumentos musicais para agradar as divindades que acreditavam na época. Contudo ainda existem muitos mistérios que rodeiam as construções maias, mas o que podemos concluir é a sua perfeição em detalhes.

Filhos

Os maias faziam muitas coisas para diferenciarem seus filhos dos outros povos, como por exemplo; prender a testa de seus filhos contra um pedaço de madeira para que a mesma ficasse achatada, ou também balançar alguns pingentes próximo aos olhos de uma criança, para que ela acompanhasse o movimento e ficasse vesga ou estrábica. Além disso na cultura maia, cada dia do ano possuía um nome, onde era utilizado para batizar as crianças.  

Sacrifícios

Os maias possuíam o costume de fazer sacrifícios de sangue, onde pegavam prisioneiros e os pintava de azul, depois os levavam para a parte superior das pirâmides e oferecia o prisioneiro a suas divindades. Contudo o abate do sacrifício podia ocorrer de várias maneiras, como por exemplo; eles podiam ter o coração arrancados ainda vivos, esfolados ou ter partes do seu corpo arrancados como forma de tortura.

Número 0

Segundo alguns estudos, é possível afirmar que os maias foram o primeiro povo a utilizar o número 0, antes mesmo dos europeus. Contudo os maias possuíam muitos tipos de escritas e tinham seu próprio sistemas de números, onde sugerem que possuem o número 0 desde bastante tempo.

Saunas

Eles eram apaixonados por saunas, e em muitas figuras é possível ver a maneira de como eles preparavam suas elas. Baseava-se em piscinas com uma espécie de forno em baixo delas, onde colocavam lenha e deixava esquentar. Essa pratica era utilizada por boa parte da população e era uma pratica costumeira de todas as classes sociais.

Esporte

Eles praticavam uma espécie de futebol em grandes quadras projetadas para a pratica do esporte, visto que amavam a pratica de esporte. No entanto a ‘’bola’’ que utilizavam se tratava de cabeça de prisioneiros, que eram decapitadas para a pratica esportiva.

Mistério

O sumiço dos maias, é vinculado a vitória espanhola sobre o povo. No entanto o povoado ou a maior parte dele sumiram sem qualquer razão, muito antes da conquista espanhola perante os maias. Portanto não se sabe corretamente o que pode ter levado a queda desse povo, algumas teorias dizem que pode ter acontecido uma rebelião por parte dos camponeses.

Tatuagem  

Os maias eram um dos primeiros povos a fazer tatuagem em seus corpos, tanto homens quanto mulheres possuíam figuras elaboradas em seu corpo, e por esse motivo eram uma das características do povo maia.

Contudo essas foram as curiosidades sobre o povo maia e sem dúvidas estes conteúdos aumentaram ainda mais o seu conhecimento sobre a história que tanto nos tem a dizer. Portanto não deixe de comentar, dar sugestões para novos artigos e dizer quais são seus temas favoritos sobre história. Leia também 10 curiosidades sobre os Incas, um dos povos mais misteriosos da história.

(Visited 40 times, 1 visits today)

Comente aqui