DicasEmprego

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Hoje em dia conseguir uma posição no mercado de trabalho tem sido muito mais difícil, por isso uma pessoa preparada tem chances de ultrapassar tantas outras pessoas que também estão na disputa para se encaixar em uma vaga.

Ficar atentos as dicas é o primeiro passo para você conseguir se encaixar em uma posição no mercado de trabalho. Por isso não deixe de ler as dicas importantes para se dar bem com os contratadores.

O desemprego no Brasil já ultrapassa a marca de 13 milhões de pessoas, e com isso o mercado de trabalho tem se tornado muito competitivo e é claro as empresas estão selecionando com base na entrevista que o candidato passa. Por isso é importante fazer uma entrevista de qualidade para que assim, mesmo que não possua alguma experiência você possa estar passando em disparada na frente de outros concorrentes.

Hoje separei algumas dicas dadas por pessoas relacionadas ao RH de diversas empresas, e aprenda como se sair bem em uma entrevista de emprego. Segue abaixo:

1• Nada de mentiras

mentir não é bom em nenhuma ocasião e em uma entrevista de emprego não é diferente. Lembre-se disso antes de fazer um currículo, e justamente na hora da entrevista. Isto porque o entrevistador já sabe reconhecer um mentiroso devido a quantidade de pessoas que mentem em uma entrevista, por isso fale sempre a verdade, os entrevistadores gostam de sinceridade por parte do candidato. Além do que, pode ser haja perguntas relacionadas ao seu conhecimento e se você não souber logo te pegam na mentira e você perde a oportunidade.

2• Pesquise antes

  • É importante pesquisar sobre a empresa e o cargo disponível. Essa é uma parte crucial para a empresa ver seu interesse, por isso faça umas pesquisas sobre a empresa e tente esmiuçar o máximo de informação possível, a maioria das pessoas chegam na entrevista sem saber nem como vai ser o trabalho naquele local. Por isso você já estará um passo à frente de qualquer concorrente, pois a pergunta ‘’ você sabe com o que trabalhamos aqui? ’’, irá surgir a qualquer momento e é de suma importante que você saiba responder essa pergunta.

3• Treine antes

Parece bobo e ineficaz, mas sem dúvida te deixara mais preparado para fazer a entrevista. Treine com um amigo ou com um parente, selecione as perguntas e responda-as da maneira que irá responder depois na entrevista real. Treine sua respiração para que na hora você consiga oxigenar bem o seu cérebro de modo que você não fique nervoso e bote tudo a perder. Por isso não deixe de treinar antes como você está se saindo.

4• Vá com uma roupa adequada

Vá bem aparentado, não demonstre desleixo para os entrevistadores pois pode parecer que você é assim com o seu trabalho também e sem dúvida você não terá muitos pontos com eles. Por isso é sempre bom ter um social em casa, para esses tipos de ocasiões pois é bem mais fácil transformar o traje social em esporte fino do que transformar uma roupa comum em social. Se você souber qual tipo de roupa a empresa utiliza como uniforme é melhor ainda.

5• Evite gírias

Se você tem mania de encaixar gírias em seu vocabulário, eu recomendo que não faça isso em uma entrevista. Além de deselegante é ruim pela visão dos entrevistadores, pois não expressa maturidade e uma dicção. Por isso pense cuidadosamente antes de responder, e ache as melhores maneiras para responder as perguntas corretamente.

6• Evite desviar o olhar

É importante ter em mente que você precisa passar firmeza para o entrevistador e nada melhor do que fazer isso de cabeça erguida e mostrando confiança nas perguntas que estão sendo feitas para você. Por isso evitar olhar para os lados, abaixar a cabeça é essencial para se dar bem.

7• Foco!

É importante manter o foco todo na entrevista, evite se distrair de qualquer coisa presente no ambiente. Não esqueça de desligar o seu aparelho celular, o celular tocar em uma situação dessa pode condenar a sua chance de se colocar na empresa, além de ser visto como falta de atenção por parte do candidato à vaga. E é claro que é bom evitar ficar olhando até mesmo para a mesa do entrevistador.

8• Deixe a entrevista descontraída para você e o entrevistador

Claro que isso deve ser feito em um momento oportuno, no caso do entrevistador dar brechas para uma conversa paralela. Fazer uma breve amizade pode te dar pontos muitos bons, pois o entrevistador te vera com uma simpatia extracurricular. Claro que a melhor maneira para isso é esperar que o próprio entrevistado seja alguém descontraído. Caso ele não seja assim, encare com seriedade e responsabilidade.

9• Responda tudo com cautela

É bom que você já saiba o que responder, mas caso não saiba, pense um pouco e responda depois. Evitar dar respostas mau pensadas pode te tirar da vaga, por isso responda todas as de maneira simples e objetiva. Mostre ser uma pessoa que sabe refletir para fazer as melhores escolhas, por exemplo na hora que te perguntarem qual o seu defeito, responda com cautela, mas não deixe de expressar sinceridade.

10• Não se menospreze

Jamais faça isso em uma entrevista, se menosprezar mostra despreparo e incapacidade para o trabalho. Então ao invés de dizer que fara o seu melhor na empresa, comece a dizer que com você a empresa tem muito a ganhar e que você está preparado para exercer qualquer coisa que seja proposto. Afinal uma empresa procura um colaborador que venha a agregar a empresa e não uma que vai tentar o seu melhor. Mostre sempre firmeza, quando as perguntas forem relacionadas ao seu preparo. E por fim tenha em mente ‘’se nem eu iria me contratar, porque o entrevistador irá’’ e comece a usar ‘’ eu sou capaz de fazer qualquer, eu sem dúvida me contrataria’’.

As dicas para se dar bem em uma entrevista foram essas, é importante estar preparado para todas as possíveis perguntas que lhe serão feitas. Confie no seu potencial, aliás isso é uma dica valiosa para você que está à procura de uma colocação. aproveite para ler dicas para sair do vermelho

(Visited 18 times, 1 visits today)

Comente aqui