DicasSaúde

Propriedades do gengibre para a saúde

Existem muitos alimentos presentes na nossa cozinha que nem sequer sonhamos os benefícios extraordinários que eles possuem para a nossa saúde. E hoje estarei comentando sobre as propriedades do gengibre para a nossa saúde.

Muitas vezes gastamos rios de dinheiro comprando remédios em farmácias, e muitos desses remédios têm bases naturais em alguns alimentos que são bastante conhecidos nossos e que podem estar proporcionando os mesmos efeitos só que com um custo muito inferior.

Hoje estarei falando de uma raiz que é rica em propriedades benéficas a saúde que é o Gengibre. Essa raiz é originaria da Ásia, mais propriamente Índia e China. Desde muito tempo é utilizada como planta medicinal e era um dos alimentos mais caros para se comercializar durante a idade média.

Mas sem mais delongas vamos ao que interessa, quais os benefícios que o gengibre pode trazer a sua saúde e qual a maneira correta para utiliza-lo. Veja logo abaixo:

Propriedades do gengibre

  • Ação anticoagulante
  • Vasodilatadora
  • Digestiva
  • Anti-inflamatória
  • Antiemética
  • Analgésica
  • Antipirética
  • Antiespasmódica    

Além de possuir o gingerol que é o composto responsável pela maioria dos benefícios que o gengibre possui para a saúde.

Benefícios do gengibre para a saúde

O gengibre pode proporcionar uma infinidade de benefício para a saúde sendo algumas delas:

  • Dor muscular
  • Anti-inflamatório
  • Pode ser usado para combater o câncer
  • Ajuda a emagrecer
  • Remédio para alergias e gripes
  • Náuseas e vômitos
  • Reduz a pressão arterial
  • Controla a diabetes

Dor muscular

Por ter ação analgésica o gengibre pode colaborar no alivio das dores musculares. Tanto dores no corpo quanto dores na cabeça causadas por agitação do dia-a-dia. É uma ótima opção para se consumir depois do treino na academia por exemplo.

Anti-inflamatório

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias capazes contribuir com alguns tipos de inflamação tais como inflamação na garganta, inflamação uterina (bom para cólicas menstruais), entre outros tipos de inflamação interna.

Pode ser usado para combater o câncer

Depois de vários estudos utilizando ratos de laboratório, cientistas calcularam que ratos com câncer de colorretal que tinham o composto gingerol (composto encontrado no gengibre) no organismo desenvolveram 9 tumores a menos dos que não tiveram o uso desse composto. Além de ajudar a prevenir outros tipos de câncer o gingerol vem sendo utilizado em diversas pesquisas para prevenção e cura do câncer, pois esse composto ajuda a reduzir o tamanho das células cancerígenas.

Ajuda a emagrecer

O gengibre possui ação digestiva, ajudando o bolo alimentar a movimentar corretamente no intestino. Além disso o gengibre é termogênico e ajuda no metabolismo o que faz o corpo queimar a gordura de forma rápida e eficiente.

Com o uso do gengibre, é suprimido a produção do hormônio cortisol do organismo, o excesso desse hormônio pode estimular a produção de gordura na região abdominal.

Remédio para alergias e gripes

Não é de hoje que o gengibre é utilizado para tratar de gripes e resfriados. Isso acontece pelo fato do gengibre ser um grande remédio descongestionante tanto do nariz como a garganta.

Tem efeito visível na melhora de alergias também, isso porque ele tem efeito anti-histamínico, inibindo a contração das vias aéreas e estimulando a secreção de muco.

Náuseas e vômitos

O consumo do gengibre puro ou chá, tem um efeito impressionante no alivio de náuseas e enjoos em mulheres em início de gestação.

Também é utilizado por pessoas com câncer, para aliviar enjoos causados pela quimioterapia pois é necessário um pequeno consumo para se notar o efeito.

Reduz a pressão arterial

O colesterol e as lipoproteínas de baixa densidade podem entupir as artérias e os demais vasos sanguíneos no nosso corpo. O gengibre entra como um redutor desse colesterol e das lipoproteínas fazendo desentupir as artérias.

Além disso o gengibre tem ação anticoagulante. Os coágulos no sangue podem obstruir as vias artérias, o gengibre impede que coágulos se formem no sangue e assim reduz o risco de ataques cardíacos e derrame cerebral.

Controla a diabetes

Além de ter baixo índice de glicemia, o que quer dizer que seu consumo não provoca o aumento de glicose no sangue.

Em alguns estudos feitos pode-se tirar a conclusão de que o gingerol aumenta a capitação de glicose pelas células musculares sem necessitar da presença de insulina. E também o estudo feito em ratos, viu-se que os índices de glicemia no sangue diminuíram 35% e aumentou cerca de 10 % de insulina no plasma.

Vale ressaltar que por melhor que seja o alimento ou tratamento natural, nunca será substituído por um tratamento médico adequado no caso de alguma doença seria. O gengibre pode ser usado como um auxílio para os tratamentos.

O gengibre pode ajudar e muito para tratamento simples que não requerem a presença de um médico. Agora que sabe as propriedades do gengibre, lembre-se de inclui-lo na sua rotina pois dessa forma você estará se prevenindo de uma série de doenças que podem aparecer futuramente.O artigo foi esse, qualquer dúvida ou sugestão para artigos deixe nos comentários que assim que possível estarei respondendo.

(Visited 66 times, 1 visits today)

Comente aqui