Dicas

Regras para uma boa alimentação

Todos nós desejamos manter uma alimentação saudável, porém nem todos sabem como começar, aqui vamos exibir algumas regras principais.

Primeiramente dieta não significa ficar sem se alimentar, portanto logo ao início do dia devemos fazer uma refeição pra fornecer nutrientes ao organismo, isso inclui cerais, frutas, leite e derivados sempre de uma maneira balanceada. Também é importante revisar que as refeições devem ser feitas em intervalos de no máximo 3 horas pois assim você não sentirá tanta fome a ponto de exagerar na sua próxima refeição.

Os principais alimentos para uma Dieta Saudável

Devemos sempre procurar ingerir alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e fibra como hortaliças e frutas. Variando sempre a maneira de inclui-los em suas refeições.

O recomendado se define em 3 porções de fruta por dia, facilite preparando vitaminas batidas ou como um lanche no intervalo de suas refeições e duas porções de hortaliças que podem ser incluídas como acompanhamento das principais refeições como também em sopas.

Consumir peixes e carnes brancas é ideal pois são fontes de proteínas que são importantes para o bom funcionamento do coração. Mas prefira sempre as carnes com baixo teor de gordura.  Diminua também os alimentos com grande quantidade de açúcar pois sua ingestão resulta em processos químicos que aumentam o índice de glicose e ocasiona a glicemia do corpo.

Uma alimentação baseada nesses alimentos irão lhe trazer benefícios aos níveis sanguíneos de colesterol, na glicemia e também te ajudarão a regular o trânsito intestinal.

Reduza o Sal

Limite o sal na sua dieta para menos de 6g por dia (2.4g sódio). Reduza a quantidade de sal usada nos cozinhados, substituindo-o por ervas aromáticas. E verifique a quantidade de sódio em alimentos pré-confeccionados (1g de sal = 0.4g de sódio).

Outro passo importante é sempre Hidratar-se

Ingerir líquidos é uma das regras mais importantes, em especial a água deve ser consumida ao longo do dia em grandes quantidades.

A média recomendada é de 1,5 a 3 litros de água por dia. Uma boa hidratação ajuda a eliminar as toxinas do organismo, mantem as células saudáveis e ainda ajuda a adquirir algumas vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C.

Saboreie o que come

Muitas vezes comemos por hábito, e não saboreamos os alimentos que ingerimos. Quando saboreamos realmente o que comemos podemos descobrir que gostamos do que não sabíamos ou, ao contrário, que não gostamos de fato daquilo que pensávamos gostar. Saborear realmente a comida que ingerimos torna mais fácil preferir alimentos apropriados e quantidades adequadas, e abandonar os alimentos desadequados ou não aconselháveis e assim manter sua alimentação mais saudável e ter uma melhor qualidade de vida.

(Visited 95 times, 1 visits today)

Comente aqui