Geral

Remédios caseiros para cólica menstrual

Esta situação pode ser simplesmente contornada com algumas soluções caseiras que em geral são fáceis de se encontrar e muito eficazes dependendo do caso no qual se encontra.

Não é de hoje que muitas mulheres, tem sofrido pelo menos uma vez ao mês, com essa dor agoniante que, se inicia no início das costas até o centro da barriga, algumas delas se sentem até debilitadas. A cólica menstrual ou dismenorreia como também é conhecida ocorre quando o útero tenta expelir o endométrio em forma de sangue fazendo contrações. São essas contrações que provocam o desconforto e que em alguns casos é uma dor totalmente debilitante dependendo da mulher, podendo ocorrer enjoos, dor de cabeça, dor no corpo em geral, diarreia, queda de pressão e falta de apetite.

 Claro que dores muito fortes é sinal de que algo não anda bem com o seu organismo sendo então indispensável a procura de um médico especializado no assunto. Porem existe soluções caseiras que podem prevenir, aliar e até curar a cólica menstrual.

Neste artigo quero ressaltar remédios caseiros para esse tipo de situação desconfortável e que seja eficiente e econômico para todas as mulheres que sofrem com esse tormento todo mês. Por isso não deixe de ler até o fim e testar as receitas que passarei aqui para você. Lembrando é claro que a procura de um médico é indispensável em algumas situações pois, cólicas muito fortes podem ser sinal de ovários policísticos, endometriose, miomas uterinos, infecção pélvica, uso de DIU (dispositivo intrauterino), que geralmente comprometem com o sistema reprodutor feminino. Por isso, fique atenta e passe regularmente no seu médico ginecologista.

Primeiramente você precisa estar ciente que você precisa estar totalmente confortável quando o dia “D’’ chegar. Evite ficar descalça com os pés diretamente no chão frio, opte em usar meias pois qualquer tipo de friagem pode contribuir com o aparecimento de uma cólica menstrual severa. Também procure estar sempre se exercitando pois ajudara a não ter dores muitos fortes. Não se esqueça de tomar o remédio caseiro no momento em que se inicia a dor, caso o contrário você sentira muita dor antes do efeito do remédio.

Ter situações relaxantes ajudam e muito na hora da cólica, como por exemplo deitar em um lugar confortável e em silêncio. Seguindo a baixo terá a lista de remédios caseiros que irão resolver seus problemas.

  1. Bolsa de água quente, caso não tenha uma bolsa de agua quente, você pode estar utilizando uma garrafa pet, basta que você encha a garrafa com agua quente (temperatura suportável para o corpo) e coloque sobre a barriga ou região onde se situa o útero. A água aquecida ajudara a relaxar a região dolorida proporcionando conforto e alivio imediato.
  • Chá de gengibre, o chá de gengibre tem ação anti-inflamatória que ajuda a diminuir a dor, o chá deve ser feito da seguinte forma:

Uma colher se sopa de gengibre para 250 ml de agua, ele deve ser fervido durante aproximadamente 5 minutos, depois já em temperatura agradável junte o açúcar e pronto, é só beber.

  • Chá de camomila, o chá de camomila é um ótimo relaxante muscular o que influência também na cólica, pois o mesmo alivia as contrações e pode ajudar muito na hora do desespero. Para preparar é bem simples:

Uma colher de sopa de camomila para 250 ml de agua quente, misture a camomila com a agua e deixe tampado por aprox. 10 minutos.

  • Chá de orégano, apesar de peculiar o chá de orégano tem ação eficiente quando se trata de cólica pois ele tem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar toxinas do corpo e auxiliar no alivio da dor. O chá pode ser feito da seguinte forma:

Uma colher de sopa de orégano para uma xicara de agua, depois de fervida a agua o orégano deve ser acrescentado, deixando a mistura descansar por aproximadamente 5 minutos. Tome ao menos três vezes ao dia para um resultado ainda melhor.

  • Agua com açúcar, além de fácil de se conseguir, a agua morna com açúcar ajuda a acalmar os incômodos causados pela cólica, auxiliando no relaxamento uterino e a agitação do corpo. Não que o açúcar possua algum tipo de calmante, quem faz o trabalho todo seria a agua morna, mas fica gostoso na hora de beber.

Vale ressaltar que o uso de meias é indispensável para que seu corpo não pegue friagem e também não beba ou coma alimentos gelados, pois os mesmos podem fazer com que a contração no útero fique cada vez mais forte, opte por algo quente se possível e em caso de clima quente, opte por coisas em temperatura ambiente.

Para uma vida saudável e livre desses incômodos, evite ao máximo alimentos gordurosos e baixos em nutrientes, aposte em fibras e alimentos ricos em vitaminas. Não esqueça de sempre estar praticando exercícios que também auxilia e muito o combate da cólica menstrual.Não esqueça de experimentar a receita e se ficar feliz com o resultado passe a diante para suas amigas, ou com qualquer mulher que esteja passando por uma situação ruim como essa. Receitas caseiras podem ser tão eficientes quanto remédios industrializados, além de serem mais em conta também.

Comente aqui