Saúde

Vitamina D ajuda na imunidade: 9 alimentos para consumir

Uma vitamina muito importante para o nosso organismo é a vitamina D, isso porque ela nos previne de doenças, colabora com a absorção e fixação do cálcio em nosso organismo.

Vitaminas e minerais possuem muita importância para a nossa saúde, e por esse motivo é que devemos estar pesquisando ainda mais sobre o que proporcionam tais nutrientes e como eles podem ser importantes para o nosso organismo. Hoje estarei comentando um pouco sobre a vitamina D e como ela pode ser benéfica para o nosso sistema imunológico.

Benefícios da vitamina D

Além de ser essencial para a nossa saúde a vitamina D é responsável por nos prevenir uma série de doenças como por exemplo:

Câncer de cólon-

Um estudo feito com algumas pessoas que possuem maiores quantidades de vitaminas no organismo possui cerca de 40% menos chance de desenvolver câncer de cólon.

Fortalece os músculos

Os músculos são fortalecidos graças a vitamina D presente no corpo, logo a falta dela pode ocasionar em deficiência nos músculos esqueléticos.

Previne a depressão

A falta da vitamina na adolescência pode ocasionar em problemas psicológicos como distúrbios de ansiedade e depressão.

Fortalece os ossos

A vitamina D ajuda na absorção de cálcio em nosso organismo, mineral fundamental para o bom desenvolvimento e manutenção óssea.

Vitamina D para a imunidade

A vitamina D tem a capacidade de estar estimulando as defesas naturais do nosso corpo, fazendo com que diminua a relativamente os riscos de infecções em nosso organismo. Um estudo detalhado sobre a vitamina em uma escola dos Estados Unidos provou que um dos maiores motivos do porquê obesos são mais propensos a terem alergias do que pessoas com o peso normal, é justamente a falta de vitamina D no organismo.

Em suma alguns estudos realizados afirmam que a falta dessa vitamina é o percursor de muitas doenças e por esse motivo que ela não deve faltar em nosso organismo. Portanto há uma maneira simples de ter uma maior absorção dos nutrientes, que consumindo certos tipos de alimentos ou ficando exposto ao sol nos horários corretos.

Quais horários eu devo aproveitar o sol?

Os melhores horários são da parte da manhã até as 10:00 horas e na parte da tarde que é depois das 16:00, onde a exposição ao sol não é prejudicial e ainda te traz diversos benefícios a sua saúde.

Somente lembre-se de não estar utilizando protetor solar, pois o produto impede cerca de 90% a absorção da vitamina em nosso organismo. Portanto para ter uma boa absorção de vitamina basta seguir as dicas: horário e sem protetor solar.

9 alimentos que colaboram com a absorção de vitamina D

1.      Salmão

Um dos alimentos marinhos com maior dose de vitamina D. o salmão oferece cerca de 650 IUs em 100 gramas do alimento.

2.      Atum enlatado

100g do alimento oferece cerca de 154 IUs, sendo um terço das doses recomendadas para o dia.

3.      Sardinha

Duas latas de sardinhas podem oferecer cerca de 46 IUs.

4.      Queijos

Uma fatia de queijo possui cerca de 6 IUs.

5.      Bife de fígado

100g de bife de fígado possui cerca de 42 IUs.

6.      Cogumelos

Alguns tipos de funghi, quando são expostos por mais tempo a luz do sol, podem conter níveis bem altos de vitamina D.

7.      Gema de ovo

As gemas de ovo contem cerca de 36 IUs.

8.      Leite

O leite possui quantidades significativas de vitamina D em sua composição.

9.      Ostra

O consumo de ostra tem o poder de aumentar os níveis de vitamina D e ainda fornece uma série de outros benefícios a saúde.

O que a deficiência da vitamina pode causar

A deficiência da vitamina no organismo pode acarretar uma série de doenças, como por exemplo:

  • Osteoporose
  • Perca de massa muscular
  • Piora na doença como diabetes
  • Raquitismo
  • Problemas cardíacos
  • Artrite

E ainda outras várias doenças que a falta da vitamina pode causar. Portanto fique uns 20 minutos no sol, se alimente com alimentos que na absorção da vitamina e se necessário, com uma receita medica tome suplementos da vitamina.

Portanto esses foram os alimentos e benefícios que a vitamina D tem para nos oferecer, não deixe de comentar o post com sua opinião e dicas, pois elas fazem toda a diferença para o crescimento do blog em qualidade e conteúdo.   

(Visited 8 times, 1 visits today)

Comente aqui